Mais de 330 estudantes dos terceiros anos das escolas Altino Martinez, Gino Bolognesi, Odinir Magnani, João Geraldo Iori, Mário Covas e Thiago Leandro, da rede municipal de ensino de Tupã, participaram entre os dias 15 e 22 de abril de uma vivência especial na Aldeia Vanuíre. A ação faz parte de um programa da Secretaria Municipal de Educação que visa promover o contato direto com a cultura dos povos originários e de matrizes africanas.
Durante a visita, os alunos participaram de atividades como danças tradicionais, contação de histórias, pintura corporal e brincadeiras típicas, interagindo diretamente com os moradores da aldeia. A experiência promoveu o respeito à diversidade cultural, o fortalecimento de vínculos e o reconhecimento da importância histórica e social dos povos indígenas no Brasil.
A iniciativa atende às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a valorização da pluralidade cultural como parte da formação integral dos estudantes. O conteúdo está inserido no Sistema Sesi de Ensino, adotado pela rede municipal de Tupã, reconhecido por sua abordagem pedagógica de qualidade.
"Travar conhecimento com outras culturas é uma experiência enriquecedora, que é muito incentivada em nossa rede de ensino", destacou a secretária de Educação, Carla Ortega. Segundo ela, a atividade permite que os alunos explorem e valorizem, com respeito e sem preconceito, diferentes manifestações artísticas e culturais da população brasileira, afro-brasileira e indígena.