Quem passou pela Avenida Tamoios, em Tupã, na manhã do sábado (17), foi surpreendido por uma ação impactante: cadeiras de rodas posicionadas em vagas de estacionamento exclusivas para automóveis. A intervenção urbana chamou a atenção de motoristas e pedestres e trouxe à tona uma importante reflexão sobre o respeito ao espaço reservado a pessoas com deficiência (PCDs) e idosos.
A iniciativa integra uma série de atividades realizadas em alusão ao Maio Amarelo, campanha internacional criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização sobre segurança no trânsito e a redução de acidentes.
Além da intervenção simbólica, o sábado foi marcado por panfletagem e orientações ao público. A ação contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da equipe da Subsecretaria de Trânsito de Tupã. Um ponto de apoio foi montado no cruzamento da Avenida Tamoios com a Rua Carijós, onde foram distribuídos materiais educativos.
"Houve um engajamento positivo por parte de quem passou pela avenida. Motoristas e pedestres entenderam a mensagem. Este é o objetivo da campanha: educar e orientar", afirmou o subsecretário de Trânsito, Célio de Oliveira.
Ainda durante a manhã, estudantes e participantes da passeata da campanha Faça Bonito também contribuíram com a ação, reforçando a importância do respeito à faixa de pedestres e à circulação segura.
As atividades do Maio Amarelo continuam em Tupã no dia 22, durante o evento Quinta com Arte, com novas ações de conscientização e interação com o público, destacando atitudes que tornam o trânsito mais humano, respeitoso e seguro para todos.


