Economia

Elon Musk posta no Twitter 'plano de paz' para invasão russa e é rechaçado por embaixador ucraniano: 'Cai fora'

Por Portal NC

03/10/2022 às 16:10:21 - Atualizado há
Bilionário se envolveu em mais uma polêmica ao sugerir que ucranianos poderiam abrir mão de territórios. Elon Musk no Met Gala

Angela Weiss / AFP

O bilionário Elon Musk conseguiu adicionar mais uma polêmica a seu já extenso currículo de posts controversos ao publicar no Twitter, nesta segunda-feira (3), um esboço de "plano de paz" para a Ucrânia:

"Paz Ucrânia-Rússia:

refazer eleições de regiões anexadas sob supervisão da ONU. A Rússia sai se essa for a vontade do povo.

Crimeia formalmente parte da Rússia, como tem sido desde 1783 (até o erro de Khrushchev).

Abastecimento de água à Crimeia assegurado.

A Ucrânia permanece neutra."

A proposta foi apresentada em forma de enquete para os internautas opinarem, mas houve reações apaixonadas, como a do embaixador ucraniano na Alemanha, Andrij Melnyk.

"Cai fora é minha mensagem muito diplomática para você, @Elon Musk", escreveu. "O único resultado é agora os ucranianos NUNCA vão comprar a p...a dos lixos da Tesla", completou.

Outros usuários aconselharam Musk a não opinar sobre assuntos que desconhece.

O empresário já havia chamado atenção recentemente por propor no Twitter que ele e Vladimir Putin resolvessem a questão da Ucrânia num duelo "um a um".

O plano de paz de Musk faz referência à recente anexação de territórios ucranianos pela Rússia, passando por cima da lei internacional, algo que Kiev considera inegociável. Além disso, o bilionário sugere que a Ucrânia desista definitivamente da Crimeia, região anexada pelos russos em 2014. Para tal, ele se baseia no fato de que essa região foi transferia da Rússia para a Ucrânia quando ambos os países integravam a União Soviética, em 1954.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC