Número de trabalhadores que optaram pela comida levada de casa subiu 12,3% em um ano, segundo a Kantar. Levantamento mostra também que o café da manhã dos brasileiros ficou menos farto. Marmita preparada em casa para levar para o trabalho é alternativa para o trabalhador brasileiro economizar na alimentaçãoTV Cabo Branco/ReproduçãoO número de pessoas que, para não ter que comer fora, passaram a levar marmita por causa da inflação subiu 12,3% em um ano.Os dados são da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, que ouviu 11,3 mil brasileiros. A pesquisa analisa trimestralmente o comportamento de consumo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza do lar e artigos de higiene e beleza pessoal no país.A Kantar apurou que as pessoas gastam, em média, R$ 10,72 por marmita por dia, ante uma conta média de R$ 17,81 por refeição fora.O levantamento comparou os 12 meses entre outubro de 2020 e setembro de 2021 e o período seguinte.A sondagem da Kantar apontou também que a volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar com o fim das restrições sociais impostas pela pandemia de covid levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa.Mudança na despensaComo forma de driblar a inflação, os brasileiros também estão aderindo a alimentos mais em conta e mais práticos, até para preparar as marmitas. A pesquisa aponta que muitas das mudanças de hábitos verificadas estão atreladas à simplicidade no preparo e ao baixo custo dos alimentos.Passaram a aparecer mais nas despensas:Massas frescas;Salsichas;Hambúrgueres;Lanches prontos;Batatas congeladas.Perderam espaço:Óleos;Legumes;Carne bovina;Ervas e especiarias;Arroz.Impacto também no café da manhãO Kantar observou impactos no café da manhã. Perderam espaço à mesa:Leite UHT;Pão industrializado;Requeijão;Biscoitos;Torradas.Ganharam espaço:Margarina;Mortadela;Iogurte;Leite em pó;Pão artesanal.“Nosso cenário econômico ainda é desafiador. Categorias de baixo custo, fácil preparo e que garantam indulgência para o consumidor têm boa oportunidade de crescimento”, destacou Jenifer Ferreira, executiva sênior e responsável pela pesquisa.A pesquisaOs dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país, representando 59 milhões de lares do brasil, e do Painel de Uso da Kantar, que coleta dados de 970 domicílios por trimestre e contempla 3.800 indivíduos que representam 55 milhões de brasileiros, em sete regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Salvador).O Painel de Uso da Kantar utiliza os mesmos entrevistados do Consumer Insights. Portanto, o número total de pessoas ouvidas é 11.300.