Duas mulheres de Tupã, no interior de SP, foram presas pela Polícia Militar durante os ataques terroristas às sedes dos três poderes, em Brasília (DF), neste domingo (8).
O advogado Victor Anuvale representa a bolsonarista Rosimeire Morandi que está ao lado da outra com peruca rosa, Vanessa Harume Takasaki (veja acima).
Segundo ele, a dupla está presa na Penitenciária da Colmeia onde aguardam por audiência de custódia. As mulheres foram encaminhadas ao presídio por volta das 17h suspeitas de infringir o Art. 359-M da Constituição.
O artigo narra que os que tentarem depor o governo legitimamente constituído, por meio de violência ou grave ameaça, podem pegar pena de reclusão de quatro a doze anos.
O advogado disse ainda ao g1 que a empresária entrou no Palácio do Planalto de modo pacífico e intercedeu para que nada fosse quebrado no local.
O g1 tentou contato com a defesa de Vanessa Harume Takasaki, mas ainda não obteve retorno até a última atualização dessa reportagem.
Balanço presos
A Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF) informou que, até o fim da manhã desta segunda-feira (9), 176 pessoas já tinham sido transferidas, sendo 112 homens e 64 mulheres.
Os homens foram levados para o Centro de Detenção Provisória II (CDP II), e as mulheres para a PFDF. Os criminosos estão sendo levados em grupos, em veículos das forças de segurança do DF.
A Polícia Civil (PC-DF) afirma que 300 pessoas foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), e 204 foram efetivamente presas por envolvimento nos ataques.