Além do lançamento da camisa "Love is Love" em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIAP+, o time carioca entrou em campo com fogos de artifícios nas cores da bandeira da diversidade diante do Operário-PR, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O clube carioca também promoveu uma ação em prol do reconhecimento de paternidade ao jogar com "XXXXX" no lugar do espaço destinado aos nomes na camisa.
O Bahia, que fecha a lista dos possíveis vencedores do prêmio, também apresenta uma série de campanhas sociais no ano de 2022. O Tricolor utilizou as redes sociais para publicar mensagens contra o preconceito no Dia Internacional do Orgulho LGBT e apresentou o "Selo da Diversidade", que apenas entidades que apresentam compromisso pela superação de toda forma de discriminação no mercado de trabalho recebem.
Outra ação exibida pelo clube baiano foi o "Torcedor Solidário", lançado na partida contra o Guarani pela Série B. Em parceria com a Fundação José Silveira, o bicampeão brasileiro arrecadou alimentos para pacientes vítimas de tuberculose. Com pontos de coleta espalhados na Arena Fonte Nova, em Salvador, o time enviou diversos alimentos não perecíveis, como feijão, açúcar, farinha, arroz, macarrão, biscoito e óleo, para o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose.
Para definir o vencedor, a CONAFUT dividiu a votação em três categorias: participação popular pelo site, integrantes do congresso e especialistas escolhidos pela organização. Com mais de 20 horas de evento, outras sete premiações acontecem no local: CEO; executivo de marketing; executivo financeiro; executivo de futebol; projeto de futebol feminino; comissão técnica; departamento de análise de desempenho.
Gazeta Esportiva