A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Marília (SP) prendeu nesta terça-feira (13) em flagrante, por uso de documento falso, um homem identificado como Ernande Pereira da Silva, de 62 anos, que possui inúmeras passagens por furto e roubo a banco.
Entre os crimes que contaram com sua participação estão a tentativa de furto de R$ 200 milhões de uma agência do Banco do Brasil em Campo Grande (MS), com uso de túnel, que ele confirmou na delegacia de Marília ter financiado em troca de R$ 10 milhões.
Ernande foi detido em sua residência, na Rua Antônio Bueno de Oliveira, por volta das 15h30, durante cumprimento de mandado de busca emitidos em meio a investigação relacionada a outros crimes não divulgados pela DIG.
Ele se apresentou aos policiais como Márcio e, como já havia suspeitas do uso de nome falso, foi levado para a delegacia onde suas digitais foram colhidas, o que confirmou a verdadeira identidade. Uma CNH fraudada foi apreendida.
De acordo com a DIG, Ernande deixou a cadeia em 2020, pela última vez, e não existe nenhum mandado de prisão aberto contra ele. Agora, a investigação vai tentar descobrir o motivo do uso de documento falso.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito inclusive registrou seu filho de 3 anos com o uso de documento falso e não revelou qual é sua atual atividade profissional ou fonte de renda.
Os investigadores, no entanto, sabem que ele vive viajando para fora de Marília, onde mora há alguns anos.
Ernande tem audiência de custódia marcada para a tarde desta quarta-feira. O juiz responsável vai decidir se ele segue preso ou se vai responder em liberdade pelo uso de documento falso.