Modelo desenvolvido por empresa brasileira tem sensores que transmitem informações para sistema automatizado e identificam a presença de obstáculos externos. Protótipo não tem data para iniciar produção. Protótipo do primeiro micro-ônibus autônomo da América do Sul é lançado em Caxias do Sul
O protótipo de um micro-ônibus autônomo, que funciona sem motorista, foi apresentado nesta quarta-feira (14), em Caxias do Sul, na serra gaúcha.
O projeto ainda não tem data para entrar em produção comercial, e é fruto de parceria entre a fabricante de ônibus Marcopolo e cinco start ups. Além disso, a legislação brasileira não permite a operação de veículos autônomos em vias públicas por enquanto.
O veículo foi produzido na linha de fabricação tradicional, e depois, adaptado com um sistema de automação. Módulos elétricos comandam a direção, freios, acelerador e câmbio.
Sensores instalados conseguem mapear o meio ambiente ao redor, e registra a presença de outros veículos e pessoas atravessando. Essas informações são transmitidas para o sistema de inteligência artificial que fica dentro do micro-ônibus.
Um botão permite que o supervisor de segurança assuma os comandos do veículo e gera a parada de emergência do veículo, desligando totalmente o sistema autônomo e travando o freio do veículo. Todo o sistema é feito por cabeamento e não depende de internet.
"O mercado também tem que evoluir um pouco, ele tem que se adaptar a essa nova realidade, porque o momento que você tem uma dinâmica do qual a inteligência artificial que está realizando essa condução", afirma o diretor de investimentos e inovação da Marcopolo, Alexandre Cruz.
A partir de agora, novos testes vão ser feitos. "A precisa colocar o nosso sistema em testes exaustivos e de forma a garantir que todas as situações possíveis foram tratadas e que mesmo que não haja uma situação em que o veículo se depare, que não consiga lidar com aquela situação", afirma o CEO da Lume, uma das start ups participantes do projeto, Ranik Guidolini.
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