As batalhas travadas para portadores de qualquer tipo de deficiência, são diárias e pensando nessa jornada para inclusão dessas pessoas, o presidente da câmara de vereadores de Pompeia, Jorge Luís Chicarelli Martin se empenhou e conseguiu acesso a um membro da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, o que contribuiu para que uma jovem pompeense adquirisse o tão almejado 'RG do Autista'.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), carinhosamente chamada de 'RG do Autista', foi consagrada pela Lei 13.977/2020, a inspiradora "Lei Romeo Mion". Nela, encontramos o compromisso de garantir a atenção plena, o pronto atendimento e a prioridade inabalável nos serviços públicos e privados, sobretudo na saúde, educação e assistência social.
A psicóloga Nayara Azedias, que esteve a frente junto do vereador, lembra que o documento é mais que uma identificação; é um testemunho do direito à igualdade. Agora, não apenas as necessidades singulares são reconhecidas, mas também a sociedade é convocada a compreender sem que sejam precisas explicações repetidas por parte dos autistas e suas famílias.
O governo de São Paulo, na gestão Doria, passou a oferecer o novo modelo de RG que permite a inclusão de indicativos de deficiência visual, auditiva, mental, motora, além de autismo e síndrome de Down. São mais de três anos desde a promulgação, e ainda há caminhos a trilhar para que todos possam carregar esse símbolo de pertencimento.
"Hoje, celebramos uma conquista. O problema que outrora parecia sem solução foi vencido. No entanto, sabemos que ainda há muitas jornadas de superação à nossa frente. Continuaremos a lutar por uma Pompeia verdadeiramente inclusiva. Tenho convicção que, com trabalho árduo e união, a inclusão florescerá em cada canto da nossa cidade", comemora Jorginho.