O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, esclarece que registrou nos últimos dias um aumento significativo de casos de Covid-19 no Município. Atualmente, são 15 novos casos confirmados, com 3 internações pela doença.
O DHS volta a destacar a importância de manter altas coberturas vacinais, para evitar formas graves da doença, e reforça que as medidas conhecidas da população continuam sendo fundamentais, incluindo a higienização das mãos e a utilização de lenços de papel descartáveis para cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, ou a parte interna do cotovelo para cobrir o rosto para estes casos.
O Superintendente do DHS, Sérgio Marques, lembrou as situações em que o uso de máscaras continua sendo recomendo em Pompeia. "Pessoas que estão sintomáticas, locais com muitas aglomerações, pessoas imunodeprimidas, ou seja, que apresentam enfraquecimento do sistema imunológico, seja por algumas doenças, por uso de medicamentos, ou pela realização de procedimentos médicos, como tratamento de câncer ou que façam hemodiálise, além dos idosos, principalmente os não vacinados ou com o esquema vacinal incompleto. Em todos estes casos, o uso de máscara continua sendo indicado. Esta é a orientação geral", finaliza.
Nova Variante
A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre uma nova subvariante da Ômicron, denominada EG.5. Até o momento ela foi identificada em 51 países. O primeiro registro no Brasil foi feito há alguns dias no estado de São Paulo. Não há ainda casos confirmados da subvariante em Pompeia. Apesar destas características, a OMS classificou a EG.5 como de baixo risco para a saúde pública em nível global, uma vez que não apresentou mudanças no padrão de gravidade de doença.