A Prefeitura de Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu o Prêmio Luiza Matida 2023, durante a realização da 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita.
Rumo à eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis, o estado de São Paulo premiou nesta semana 236 municípios pela atuação exemplar na prevenção dessas infecções. A cerimônia aconteceu na capital do estado e fez parte da 5ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis Congênita.
Dentre os municípios premiados, Oriente apareceu na lista dos municípios que demonstraram resultados positivos no combate a sífilis congênita, evidenciando o trabalho desenvolvido pelas equipes de atenção primária e também ginecologistas e pediatra do município.
A transmissão vertical da sífilis ocorre quando mães positivas para essa infecção passam o vírus para seus filhos durante a gravidez, parto ou amamentação.
Os números utilizados para a avaliação dos municípios são os dados oficiais, coletados através do SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) gestante, SINAN sífilis congênita e SINAN sífilis gestante.
O prêmio foi recebido pelo Secretário da Saúde, Thiago Parra Labigalini, que destacou a atuação das equipes de Saúde da Família na conquista, além da atuação dos ginecologistas e pediatra do município, que identificam e realizam o acompanhamento dessas gestantes e puérperas durante a gravidez e após o parto.