A Prefeitura de Marília (SP) confirmou, nesta segunda-feira (27), a terceira morte por meningite em 2023 na cidade. A vítima é um idoso de 71 anos, que foi internado no dia 24 de setembro e morreu no dia 16 de novembro. A morte foi confirmada após uma avaliação laboratorial do Instituto Adolfo Lutz.
Neste ano, a cidade registrou 29 casos confirmados da doença, dentre eles, três resultaram em morte. A primeira foi um idoso, de 65 anos, que contraiu a doença após complicações em uma cirurgia. O óbito ocorreu em fevereiro, mas só foi divulgado em março.
A segunda vítima foi um bebê de 11 meses, que teve a causa da morte confirmada na última quarta-feira (21). Em 2022, foram quatro mortes e 35 casos em Marília.
As unidades de saúde de Marília oferecem as vacinas que previnem a maioria dos tipos de meningite: Pentavalente, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e Meningo ACWY.
"A vacinação contra a meningite ainda é a melhor forma de se prevenir contra a doença. Como a doença quase sempre é resultado do contágio entre duas pessoas, deve-se evitar o contato ou proximidade com portadores. Tenha também atenção para a higienização adequada dos alimentos consumidos em casa e em locais públicos, bem como ingestão de água não tratada", salientou o médico e secretário municipal da Saúde de Marília, Osvaldo Ferioli Pereira.