Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pompeia

Santa Casa de Pompeia realiza treinamento sobre Parada Cardiorrespiratória


Funcionários da Santa Casa de Pompeia passaram recentemente por capacitação para um aperfeiçoamento ao atendimento dos pacientes em situação de emergência decorrente a Parada Cardiorrespiratória (PCR). Segundo o provedor do hospital pompeiano, Alair Mendes Fragoso, são constantes estes treinamentos em virtude do trabalho na melhoria do atendimento público. "Na medida que alguns serviços vão se intensificando, procuramos aumentar e melhorar a qualidade do nosso pessoal", disse o dirigente ao parabenizar os participantes e organizadores pelo treinamento. "Inclusive são criados protocolos próprios, dentro de nossa realidade e de acordo com as normas médicas que passam a ser seguidos por todos", disse o dirigente satisfeito com a qualificação interna.

De acordo com a médica técnica da Santa Casa de Pompeia, Raquel Contente, foi produzido um material impresso e disponibilizado aos participantes e envolvidos, além de resumo das aulas práticas administradas pelo médico Vinicius Marinho Lima. Esse material produzido pelo profissional médico é um demonstrativo prático a ser utilizado no atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória, envolvendo o atendimento PCR extra e intra hospitalar, atribuindo funções, procedimentos imediatos, e o fluxograma. "Tanto o material produzido, como as exposições realizadas foram bem receptivas e compreendidas", disse a Dra. Raquel Contente satisfeita com a atividade realizada e com o interesse do pessoal. "O conhecimento nunca é a mais e sempre acrescenta", defendeu ao enfatizar que na área da saúde isso tem muito mais valor. "A área de conhecimento na saúde é muito ampla", disse.

Na opinião da médica Raquel Contente, esta capacitação criada em conjunto com a enfermeira Bruna Carvalho Pivetta da Costa visa levar aos funcionários do hospital mais conhecimento, prática e orientações específicas do hospital para um melhor e mais rápido atendimento à comunidade em geral. "Principalmente nos casos de emergência", enfatizou a médica técnica, ao lembrar que os primeiros minutos de atendimento são cruciais para o bom diagnóstico do doente. "Daí a importância de treinamentos sempre, e ampliarmos nossos conhecimentos sobre casos dos mais diversos", opinou a médica que vem fazendo um trabalho constante e frequente neste sentido e já vem percebendo agilidade em uma série de atendimentos médicos realizados na Santa Casa de Pompeia. "Esse tipo de atividade não tem fim e precisamos sempre de melhora-los e realiza-los mais vezes", defendeu.

Alair Mendes Fragoso concorda com os treinamentos, principalmente nos atendimentos de emergência, afinal, a parada cardiorrespiratória ocorre quando o coração para de bater e o indivíduo para de respirar. Nessa situação, a ajuda médica precisa ser acionada imediatamente e, enquanto se aguarda o atendimento, a massagem cardíaca deve ser iniciada para que o coração volte a pulsar. "E tudo isso precisa ser feito de forma rápida e correta", enfatizou ao saber que a parada cardíaca e a respiratória ocorrem de forma isolada por um curto espaço de tempo, em questão de alguns instantes, uma acarreta a outra, ocasionando, consequentemente, a parada cardiorrespiratória, onde é necessário que a prestação de socorro seja imediata. "A partir de 3 minutos sem oxigênio, algumas sequelas podem ser muito graves e irreversíveis. A partir de 10 minutos sem oxigenação, o risco de morte cerebral é muito alto", disse a médica Raquel Contente.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!