Região Marília

Menino de 6 anos entra para sociedade de alto QI: 'Nasceu sabendo', diz mãe

Segundo seus pais, com menos de 2 anos, Leonardo Oliveira, já lia, escrevia e era vidrado em números. Quociente de Inteligência (QI) do garoto, que é de Marília, alcançou 140 pontos, o que o ajudou a entrar para a "Mensa", associação que reúne as pessoas com inteligência acima da média.

Por Portal NC

20/04/2024 às 09:22:49 - Atualizado há
Leonardo Oliveira mal pronunciava as primeiras palavras, quando, com pouco mais de um ano e meio, já juntava as letras que assistia na TV ou via em fachadas de lojas. Na época, os livros infantis e os blocos coloridos de montar, que usava para ilustrar contas matemáticas, viraram seus brinquedos favoritos.

Hoje, com apenas seis anos, o menino foi aceito na Mensa, uma associação internacional que reúne as pessoas com inteligência acima da média, baseado em testes reconhecidos mundialmente. O Q.I. médio do garoto, que nasceu e mora em Marília (SP), é de 140, por isso ele se enquadra entre os 2% da população mais inteligente do mundo.

Os pais do garoto contam que ele começou a demonstrar sua "genialidade" desde muito cedo.

"A gente entende que ele nasceu sabendo, realmente, porque nós nunca paramos para ensinar ele a calcular ou incentivar a alfabetização precoce. Ele tinha por volta de um ano e meio e já começou a contar com muita facilidade. Antes dos dois anos ainda, ele já começou a ler pequenas palavras que ele via na TV, ou ele via escrito em alguma fachada", conta a mãe do garoto, Ana Cláudia, em entrevista ao g1.

"Daí em diante, ele foi pegando livrinhos infantis por conta dele, contando as quantidades de blocos fazendo as operações, primeiro a adição, subtração. Quando ele chegou aos 3 anos ele já multiplicava e dividia números", completa.

O rápido desenvolvimento das habilidades cognitivas do filho, ao mesmo tempo que impressionava os pais do garoto, os deixavam também preocupados. Eles queriam entender mais sobre as habilidades especiais do filho e até mesmo descartar possíveis transtornos de comportamento.

"Nós queríamos buscar talvez um conhecimento melhor sobre isso, nós percebemos que ele era uma criança com uma habilidade especial. Então ele sempre foi acompanhado por um neuropediatra. Hoje ele está diagnosticado com altas habilidades de superdotação, desde criança a gente faz esse acompanhamento."

No segundo semestre de 2023, por indicação de uma neuropediatra, Leonardo passou por uma avaliação neuropsicológica completa, onde foram aplicados vários testes de Q.I.

Os resultados colocaram o menino no chamado "Percentil 99", que o classifica como mais inteligente do que 99% da população mundial. Seu Quociente de Inteligência (QI), em alguns testes, chegou próximo de 140, em outros, de 141.


Lider banner

Fonte: TV Tem
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC