Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pompeia

Vigilância inicia Inquérito Canino em Paulópolis nesta segunda (13)

Veterinárias e agentes sanitários, devidamente identificados, estarão visitando todos os imóveis previamente mapeados, para realizar a coleta de sangue de cães


O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através da Vigilância em Zoonoses, estará iniciando nesta segunda-feira, 13, em Paulópolis, o inquérito canino de 2024 para diagnóstico da Leishmaniose Visceral, transmitida por meio da picada do inseto conhecido popularmente como "Mosquito Palha". As veterinárias e agentes sanitários, devidamente identificados, estarão visitando todos os imóveis previamente mapeados, para realizar a coleta de sangue do animal.

Durante a visita, os moradores que possuem cães, estarão sendo informados da necessidade da coleta de sangue. Serão coletadas amostras em cerca de 600 animais durante todo o período da ação. "Estaremos realizando o inquérito durante toda a semana, e pedimos a colaboração dos moradores. O trabalho é importante para a saúde dos animais e principalmente para a saúde dos seres humanos", pontuou Tatiane Vilerá, veterinária do setor, acrescentando que os trabalhos acontecerão, também, em outros bairros, como Residencial dos Ipês, parte do Flândria e pela primeira vez, em Novo Cravinhos.

Leishmaniose
A Leishmaniose Visceral é uma doença parasitária transmitida através da picada do "Mosquito Palha". A presença do vetor permite a transmissão de um cão infectado para outro cão ou para o ser humano, por isso, para evitar sua proliferação, é preciso que as pessoas mantenham seus quintais livres de sujeiras e materiais orgânicos.

Prevenção
Cuidar e limpar o ambiente interno e externo das residências para evitar a presença do mosquito, manter o animal em seu quintal, recolher fezes dos animais diariamente, embalar o lixo corretamente e não jogar ou deixar folhas e resíduos orgânicos nos terrenos. Ao contrário do Aedes aegypti, transmissor da dengue, que se reproduz em água limpa ou suja, o "Mosquito Palha" se reproduz em ambientes úmidos, bem como em matéria orgânica podre e fezes de animais (galinha e cão).

Sintomas no Animal
Os sintomas nos animais são: emagrecimento, fraqueza, queda de pelos, descamação, crescimento exagerado das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas.

Sintomas no Humano
Os principais sintomas da leishmaniose em humanos são febre intermitente (febre que "vai e vem") com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!