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Economia

Consciência Negra: Globo lança campanha que destaca o poder do afeto


Campanha retrata a importância das referências positivas de pessoas negras na infância como forma de potencializar seu desenvolvimento. A Globo lança este mês uma campanha para destacar o poder do afeto, que será veiculada na TV aberta, nos canais por assinatura e nas redes sociais.

A campanha, realizada no mês que marca o dia da Consciência Negra, foi pensada e desenvolvida a partir da soma de forças criativas de contadores de história negros e negras do Entretenimento e de Marca e Comunicação.

'Eu sou porque nós somos".

A força da coletividade, parte da filosofia Ubuntu, nos ensina que as conquistas não são individuais, mas resultado de algo construído quando caminhamos juntos. Esse olhar para o outro, para todos e cada um, é essencial para que as pessoas se sintam representadas e ganha ainda mais força quando há diversidade de pensamentos, conhecimentos e trajetórias no desenvolvimento de projetos e narrativas.

Resgatando a máxima dessa filosofia, a campanha retrata a importância das referências positivas de pessoas negras na infância como forma de potencializar seu desenvolvimento. Representatividade que pode partir da relação familiar, da vizinhança e até da mídia. O filme mostra como a presença negra é a concretização dos sonhos de seus ancestrais e, agora, sua voz ecoa cada vez mais alto, na frente ou atrás das telas, permeando e pautando diálogos importantes.

Assista abaixo ao vídeo da campanha:

O trabalho simboliza, também, um importante curso que a companhia vem trilhando na valorização da diversidade e inclusão, que se consolidou com a divulgação de seus compromissos ESG, assumidos esse ano.

Faz parte dessa trajetória a organização de eventos proprietários como o “Negritudes 22”, que reuniu mais de 200 pessoas em São Paulo em junho deste ano para debater o conteúdo audiovisual que pode e quer valorizar as Negritudes. E como forma de ocupar diferentes espaços e fomentar discussões relevantes, a empresa marca presença em eventos importantes como Rec"n"Play 2022, em Recife, o Festival Feira Preta 2022, em São Paulo, e o Festival Afropunk, em Salvador, entre outros.

Um movimento que ganha força também entre os colaboradores, com iniciativas como uma rica e importante troca realizada no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, em julho; com o incentivo a projetos contínuos como o Releituras, que propõe um novo olhar para a arte através da diversidade negra; com o incentivo à criação de um grupo interno de colaboradores negros, de diferentes áreas da Globo, focado em discutir temas sobre negritude e diversidade e que teve participação fundamental na construção da nova campanha.

Também como parte desse processo, em 2021, a empresa lançou uma estratégia corporativa de diversidade e dos grupos de afinidade, que já teve como resultado a contratação de 35% de mulheres e 23% de negros e negras para cargos de liderança.

Todo esse movimento faz parte de um plano estratégico da Globo, que vem ampliando seus esforços em diversidade, integrado à Jornada ESG da empresa.

O filme ganha vida com imagens de eventos e programas dos diferentes canais da Globo, passando por jornalismo, esporte, arte, dramaturgia e shows, enquanto a locução é narrada por um time de talentos negros da empresa como Paulo Vieira, Aline Midlej, Stephanie Ribeiro, João Luiz Pedrosa, Kenya Sade, Larissa Luz, Ryancarlos de Oliveira, Jennifer Nascimento, Karine Alves, Paulo Lins, Samuel Minervino, Luiz Teixeira, Lilian Ribeiro, Manoel Soares, Taís Araujo e Maju Coutinho.

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