O vice na edição de 2022 ainda está entalado na garganta de todos no Santos. A derrota por goleada de 4 a 0 para o Palmeiras na final custou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas o objetivo para esse início de 2023 é voltar a ganhar a competição mais importante de categorias de base do Brasil.
Para atingir esse feito, o Santos, sob o comando do técnico Orlando Ribeiro, conta com a “experiência” de alguns jogadores de seu elenco. Da lista de 30 atletas, são seis que já atuaram pela equipe profissional. São os casos dos zagueiros Derick e Zabala, dos meias Balão, Ivonei e Miguelito e do atacante Weslley Patati.
O número de “jovens experientes”, entretanto, é menor se comparado com o time que ficou com o vice em 2022. Eram oito os garotos que já contavam com alguma oportunidade no time de cima: o zagueiro Derick, os meias Jhonnathan, Balão, Lucas Barbosa e Victor Yan e os atacantes Fernandinho e Renyer. Além deles, Leonardo Zabala tinha disputado um jogo pela seleção da Bolívia.
Sob os olhares do treinador Odair Hellmann no CT Rei Pelé, os #MeninosDaVila Sub-20 venceram o Flamengo de Guarulhos por 4 a 1 no primeiro jogo-treino preparatório para a Copinha 2023!
Os gols foram marcados por Deivid (2), Gabriel Bontempo e Rodrigo Cezar. Pra cima deles! pic.twitter.com/KlVQMB711F
— Santos FC (@SantosFC) December 10, 2022
Na história da Copa São Paulo, o Santos já está há nove anos sem ser campeão. O Peixe tem três títulos, que foram conquistados em 1984 (contra o Corinthians), 2013 (Goiás) e 2014 (Corinthians). E ainda jogou outras três finais, sendo derrotado em 1982 (para a Ponte Preta), 2010 (São Paulo) e 2022 (Palmeiras).
Na edição de 2023, o Santos fará parte do Grupo 26, com sede na cidade de Santo André (SP). Com jogos no estádio Bruno José Daniel, os rivais serão o São Raimundo-RR (nesta quarta-feira, às 15 horas de Brasília), o Falcon-SE (dia 7, às 15h15) e o Santo André-SP (dia 11, às 19h30). A competição terá a participação de 128 clubes e terminará, como sempre, no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.
Goleiros – Edu Araujo, João Inácio e Rodrigo Falcão
Laterais – Cadu, Diogo Correia, JP Chermont, Kevyson, Netinho, Pedrinho e Souza
Zagueiros – André Klaus, Derick, Jair, Luis Eduardo, Thiago Balieiro e Zabala
Meio-campistas – Balão, Gabriel Bontempo, Gustavo Henrique, Hyan, Ivonei, Matheus Nunes, Miguelito e Rafael Moreira
Atacantes – Deivid, Fernandinho, Gabriel Miranda, Paulo César e Weslley Patati