O Palmeiras fechou a pré-temporada com 100% de aproveitamento nos cinco jogos-treino que fez como preparação para a temporada 2023. Na tarde chuvosa desta quarta-feira, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, que recebeu quatro mil sócios Avanti, o Verdão goleou o Monte Azul, clube da Série A2 paulista, por 4 a 0, com dois gols do atacante Rony – o terceiro e o quarto, já no terceiro tempo, foram do lateral direito Garcia e de Flaco López, respectivamente.
Neste período de pré-temporada, o Palmeiras fez três jogos-treino na Academia de Futebol e venceu todos por 3 a 1 contra Suzano, São José e Desportivo Brasil. Na manhã desta terça-feira, sem torcida no Allianz Parque, foi a vez de encarar o Audax e a vitória foi por 3 a 0 – com gols de Dudu, Gabriel Menino e Kuscevic.
Intervalo no @AllianzParque!
Enquanto a bola não volta a rolar, bora conferir o gol que abriu o placar no segundo jogo-treino de hoje!Pra cima, Rony! #AvantiPalestra pic.twitter.com/VHF8Q0cTQN
— SE Palmeiras (@Palmeiras) January 10, 2023
O próximo compromisso do Verdão será a estreia oficial na temporada. Pela primeira rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras iniciará a defesa do título contra o São Bento, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), também no Allianz Parque.
Em campo, o técnico português Abel Ferreira mudou bastante quase todo o time titular em relação ao que começou contra o Audax. Somente o goleiro Weverton iniciou os dois jogos-treino – o reserva Marcelo Lomba entrou no segundo tempo de ambos. Nesta tarde, a equipe de linha foi formada por Mayke, Luan, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Jailson e Bruno Tabata; Giovani, Rony e Endrick.
Os grandes destaques do primeiro tempo foram os atacantes Endrick e Rony. O primeiro sofreu o pênalti logo aos dois minutos, que o segundo converteu com categoria aos três, e provocou a “expulsão” de um zagueiro do Monte Azul, aos 30, ao sofrer uma falta na entrada da área em um contra-ataque pela direita. O defensor do time só não saiu do jogo porque Abel Ferreira pediu ao árbitro que ele ficasse em campo para não prejudicar a preparação alviverde.
Para a segunda etapa, o Palmeiras voltou com Lomba, Gabriel Menino (no lugar de Zé Rafael) e Breno Lopes (na vaga de Giovani). Nos primeiros minutos, o Monte Azul assustou com dois chutes perigosos, mas o Palmeiras marcou o segundo pouco tempo depois. Aos oito, Breno Lopes avançou pela esquerda e cruzou na segunda trave, onde Rony estava para cabecear para as redes.
Todos somos #AvantiPalestra #TodosSomos11 pic.twitter.com/cOrm7GM3tW
— SE Palmeiras (@Palmeiras) January 10, 2023
Mesmo em um jogo-treino, Endrick queria mostrar serviço. Fez pressão na saída de bola dos defensores do Monte Azul, deu arrancadas e criou oportunidades para seus companheiros. Como uma para Breno Lopes, que recebeu pela esquerda e chutou colocado no travessão.
Aos 31 minutos, Abel Ferreira resolveu dar mais alguns minutos para alguns jogadores. Entraram Raphael Veiga (no lugar de Rony), Danilo (Jailson), Marcos Rocha (Mayke), Merentiel (Endrick) e Dudu (Rony), que haviam jogado pela manhã – com exceção do atacante uruguaio.
Para testar mais jogadores, especialmente alguns garotos das categorias de base, o Palmeiras fez um terceiro tempo contra o Monte Azul. O time que começou jogando foi Marcelo Lomba; Garcia, Caique Naves, Vitor Reis e Kauan; Atuesta, Gabriel Menino, Jhon Jhon e Uberaba; Merentiel e Riquelme. Flaco López, Coutinho e Vinícius Silvestre entraram nos lugares de Gabriel Menino, Atuesta e Marcelo Lomba, respectivamente.
Garcia, em chute da entrada da área, e Flaco López, de cabeça após cruzamento do lateral direito, garantiram a goleada do Palmeiras por 4 a 0.