Com campanhas consistentes na fase de classificação, Palmeiras e Santos avançaram às semifinais do Paulista feminino. O Verdão ficou na liderança, com 28 pontos, e o Peixe acabou em terceiro lugar, com 25.
Para chegar à final, o Palmeiras passou pela Ferroviária com um empate por 4 a 4, em Araraquara (SP), e uma vitória por 1 a 0, em São Paulo. Já o Santos encarou o clássico contra o São Paulo e se classificou ganhando duas vezes – 1 a 0, na Vila Belmiro, e 3 a 2, no estádio do Morumbi, na capital.
Assim, na decisão, o Palmeiras teve a vantagem de decidir em sua casa, o Allianz Parque, e se deu bem já no primeiro duelo. No estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP) – a Vila Belmiro estava interditada -, o Verdão venceu por 1 a 0, com gol da atacante Patrícia Sochor.
O duelo final, disputado no dia 21 de dezembro, uma quarta-feira, com transmissão na TV aberta pela Rede Globo, o Palmeiras confirmou sua superioridade e conquistou o título, o segundo estadual de sua história, com uma vitória por 2 a 1. Os gols saíram no segundo tempo: Bia Zaneratto e Ari Borges marcaram para o Verdão e Ketlen descontou para as Sereias da Vila nos últimos minutos, sem tempo para uma reação.
Esse clássico na final do Paulista teve o recorde de público em um jogo de futebol feminino no estádio Allianz Parque com 20.071 torcedores presentes, superando a marca anterior, que era de 11.450 pessoas.