O Fluminense foi o recordista de títulos durante quase toda a história do torneio desde 1906, até ser desbancado em 2009 pelo Rubro-Negro. O Flamengo passou a dominar a competição no século 21 e desde então soma mais títulos do que os outros três grandes juntos. São 12 contra quatro do Tricolor, quatro do Botafogo e três do Vasco.
A equipe da Gávea conquistou dois tricampeonatos no período, 2007/08/09 e 2019/20/21. No ano passado, quando lutava pelo inédito tetra estadual, foi desbancado pelo Flu na final. Hoje o Flamengo tem 37 títulos contra 32 do Fluminense.
Apesar do elenco estrelado, o Flamengo não é mais considerado o favorito. Além das dificuldades para encontrar seu melhor futebol desde a chegada do técnico português Vitor Pereira, o Rubro-Negro terá desfalques de peso para a final. Seu principal jogador, o meia uruguaio De Arrascaeta, sofreu uma lesão muscular grave e só deve retornar aos gramados em maio.
Além dele, o atacante Bruno Henrique, o zagueiro Pablo, o lateral direito Matheusinho e o volante Eric Pulgar não estarão à disposição do treinador português para o confronto deste sábado. Dúvidas até o final da semana, Gabigol, Guillermo Varela e Arturo Vidal treinaram normalmente nesta sexta-feira e irão para o jogo.
A principal dúvida de Vitor Pereira é sobre quem substituirá Arrascaeta. O mais cotado é Éverton Ribeiro, mas Matheus França, Everton Cebolinha e Gerson correm por fora. Se este último for o escolhido, o meio de campo formará com Thiago Maia e Vidal ao lado de Gerson.
Do lado do Fluminense, o técnico Fernando Diniz não tem problemas para escalar sua equipe titular. O colombiano Jhon Arias, que estava com a seleção de seu país para amistosos, retornou aos treinos nesta sexta-feira e deve estar entre os 11 iniciais.
A grande novidade na equipe, embora provavelmente no banco de reservas, deve ser o lateral esquerdo Marcelo, ex-Real Madrid e Seleção Brasileira, que aos 34 anos retornou ao clube que o projetou.
Além das finais do Carioca, Flamengo e Fluminense têm outra preocupação para os próximos dias. Ambos estrearão na fase de grupos da Libertadores na próxima quarta-feira, atuando fora de casa. O Flamengo fará a longa viagem até Quito, no Equador, para encarar o Aucas pela primeira rodada do Grupo A. Já o Flu enfrentará o Sporting Cristal no estádio Nacional de Lima, no Peru, pelo Grupo D.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x FLUMINENSE
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de abril de 2023 (sábado)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Michael Correia
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
FLAMENGO: Santos, Guillermo Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira Rodrigo Caio) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro (Matheus França); Pedro e Gabriel Barbosa
Técnico: Vitor Pereira
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, David Braz e Alexsander; André, Martinelli, Paulo Henrique Ganso e Jhon Arias; Keno e Germán Cano
Técnico: Fernando Diniz