A CBF realizou nesta terça-feira o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil.
A CBF realizou nesta terça-feira o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. O Palmeiras terá pela frente o Fortaleza, comandado pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, em um duelo inédito na competição. Desde a primeira vez que se enfrentaram, em 1960, as partidas foram apenas pela Taça Brasil e pelo Campeonato Brasileiro.
Pela extinta competição, que em 1971 passou a ser chamada de Brasileirão, Palmeiras e Fortaleza duelaram duas vezes em 1960, com duas vitórias do Verdão na disputa das finais – 3 a 1, em Fortaleza, e 8 a 2, em São Paulo.
Desafio INÉDITO pela frente com pontapé inicial no @AllianzParque! Enfrentaremos o Fortaleza pela primeira vez na @CopaDoBrasilCBF
Confira o histórico do #MaiorCampeãoDoBrasil na competição ? https://t.co/lCDWYhz1oL#AvantiPalestra#VerdãoDoBrasil pic.twitter.com/IuNXYgnPQX
— SE Palmeiras (@Palmeiras) May 2, 2023
A partir daí, os confrontos foram sempre pelo Brasileirão. Foram dois duelos na década de 1970 e outros três na de 1980, para então se encontrarem apenas em 2005. O Fortaleza foi rebaixado em 2006 e só voltou à elite nacional em 2019, quando os embates entre os clubes passou a ser frequente até hoje.
No total, Palmeiras e Fortaleza já se enfrentaram em 19 oportunidades. O Verdão leva vantagem com oito vitórias, cinco empates e seis derrotas. Foram 41 gols marcados pelo clube paulista, contra 19 do cearense.
Em 2022, os duelos pelo Brasileirão aconteceram na 16ª rodada – empate sem gols, na Arena Castelão, em Fortaleza – e na 35ª rodada – 4 a 0 para o Palmeiras, no estádio Allianz Parque, em São Paulo. Coincidentemente, os jogos pela edição de 2023 serão nas mesmas rodadas, mas com o mando de campo invertido.
Bem antes disso, os clubes se enfrentarão pela Copa do Brasil. No próximo dia 17, o duelo será em São Paulo e a decisão da vaga acontecerá no dia 31, em Fortaleza.