Política "PL da Censura"

PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira

Google se posiciona sobre o Projeto de Lei 2630/2020 que ser√° votado antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso ao texto.

Por Portal NC

02/05/2023 às 18:11:33 - Atualizado h√°

A criação de uma legislação de internet com o potencial de impactar a vida de milhões de brasileiros e empresas todos os dias precisa ser feita de uma maneira colaborativa e construtiva.

O Projeto de Lei 2630/2020 pode ir à votação antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso ao texto que ser√° votado. Se for aprovado do jeito que est√°, o PL iria na contramão do seu objetivo original de combater a disseminação de not√≠cias falsas.

Uma das consequ√™ncias indesejadas, por exemplo, √© que o PL acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação.

Na pr√°tica, como resultado do PL 2630, as plataformas ficariam impedidas de remover conte√ļdo jornal√≠stico com afirmações falsas como "A vacina de Covid-19 ir√° modificar o DNA dos seres humanos.", ou seja, continuariam dispon√≠veis na busca do Google e no YouTube, gerando ainda mais desinformação.

Precisamos melhorar o texto do projeto de lei. O PL das Fake News pode aumentar a desinformação no Brasil. Fale com seu deputado por aqui ou nas redes sociais ainda hoje.

Esse é apenas um dos riscos presentes no texto atual do projeto. Acreditamos que podemos contribuir para melhorar o texto e minimizar consequências indesejáveis para o ambiente digital no Brasil.

Saiba como o PL 2630 pode piorar a sua internet.

Marcelo Lacerda 
Diretor de Relações Governamentais e Pol√≠ticas P√ļblicas do Google Brasil

Fonte: Google Brasil
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC