Política

Ministro da Fazenda prioriza tributação de super ricos em reunião do G20

Por Portal NC

26/07/2024 às 17:29:28 - Atualizado há
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (25) que tributar os super ricos é uma prioridade para o Brasil. Durante a reunião ministerial do G20, realizada em São Paulo, Haddad destacou a necessidade de acabar com a evasão fiscal dos mais ricos. "Em São Paulo, pedi o fim dessa situação absurda. E graças à nossa vontade política coletiva, este G20 será lembrado como o ponto de partida de um novo diálogo global sobre Justiça tributária", declarou o ministro.

Haddad enfatizou que vários países, incluindo o Brasil, estão trabalhando para fortalecer suas capacidades fiscais e atender às aspirações de suas populações por justiça social e serviços públicos de qualidade. Ele criticou a prática de alguns bilionários que continuam a evadir impostos, explorando brechas para evitar o pagamento de suas devidas contribuições e prejudicando as capacidades das autoridades públicas.

O discurso de Haddad, transmitido pela primeira vez nesta edição do evento, sublinhou a importância da cooperação internacional na área tributária, uma das principais apostas do Brasil nesta presidência do G20. Contudo, a proposta enfrenta resistência de alguns membros do grupo.

Em entrevista coletiva, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, elogiou a iniciativa brasileira, mas afirmou que não seria "desejável ou necessário" criar uma aliança global sobre o tema, sugerindo que cada país deveria atuar de forma independente. A coordenadora da trilha financeira, Tatiana Rosito, informou que houve um acordo técnico nos primeiros dias da semana, que agora precisa ser ratificado pelos ministros. A expectativa é de que o Brasil divulgue um documento sobre o tema amanhã.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC
Acompanhantes Goiania