São Paulo e Palmeiras duelarão neste domingo a partir das 16 horas (de Brasília), no estádio do Morumbi, na capital paulista, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Metade destes confrontos aconteceram em 2021, ano que teve grande influência da pandemia de covid-19, que provocou uma paralisação no futebol na temporada anterior. Uma prova disso é que em fevereiro os rivais se enfrentaram no Morumbi pelo Brasileirão de 2020.
Este duelo terminou empatado por 1 a 1, em um resultado que prevaleceu em 2021. Aconteceram mais três igualdades e quem se deu melhor nos números foi o São Paulo com três vitórias. Uma delas foi na final do Campeonato Paulista, que rendeu o título ao Tricolor. Mas o único triunfo do Palmeiras no ano foi um 3 a 0 que valeu a classificação às semifinais da Copa Libertadores.
Em 2022, o cenário mudou. O Palmeiras teve mais superioridade e ganhou quatro dos sete clássicos disputados. Uma das vitórias foi a goleada por 4 a 0, no estádio Allianz Parque, que valeu o título do Paulistão. Mas o São Paulo deu o troco nas oitavas de final da Copa do Brasil ao avançar com um triunfo no Morumbi e uma derrota fora, mas com vitória na disputa de pênaltis.
Nesta temporada, apenas um jogo foi realizado até agora. Pela terceira rodada da fase de classificação do Paulistão, houve um empate sem gols no Allianz Parque. O clássico deste domingo será o primeiro de mais quatro já garantidos em 2023. Em julho os rivais duelarão novamente pelas oitavas de final da Copa do Brasil e haverá a partida pelo returno do Brasileirão.