Líder do Grupo D, o Fluminense entra em campo às 21h (horário de Brasília) no Maracanã dependendo apenas de um empate contra o Sporting Cristal (Peru) para avançar às oitavas de final da Copa Libertadores da América.
No topo chave D, com nove pontos, o Fluminense busca uma classificação tranquila e sem sustos, mas terá diante de si um rival dificílimo, que está invicto há 12 partidas. A equipe carioca treinada por Fernando Diniz não vem de bons resultados (nas últimas dez partidas só venceu duas) e joga a vida na competição,"🏆 Que rodada! O Grupo D é o único com a disputa totalmente aberta para os 4⃣ clubes que sonham com as oitavas da CONMEBOL #Libertadores.
🇧🇷🆚🇵🇪 @FluminenseFC @ClubSCristal
🇦🇷🆚🇧🇴 @RiverPlate @ClubStrongest
" Quem passa? pic.twitter.com/c28UsG2vsZ— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) June 25, 2023
No último sábado (24), o Tricolor venceu de virada (2 a 1) o Bahia pelo Campeonato Brasileiro. O time fez uma partida de superação, com um jogador a menos em campo, pois o zagueiro Nino fora expulso ainda no primeiro tempo. O clima parece ter melhorado pós-jogo e a torcida promete fazer uma linda festa esta noite: mais de 50 mil ingressos já havia sido vendidos na véspera do duelo. Mas, em caso de uma derrota, o Fluminense ainda pode assegurar a vaga se o River Plate não vencer o The Strongest (BOL) na outra partida do grupo..
"Río de Janeiro 🇧🇷
" @FluminenseFC ⚽
¡Ya estamos en Brasil! 💪#FuerzaCristal pic.twitter.com/QhBkDIY1oR— Club Sporting Cristal (@ClubSCristal) June 27, 2023
O time peruano chega com moral ao Maracanã, com o histórico de oito vitórias e oito empates nos últimos 12 jogos. A última derrota dos peruanos foi há mais de dois meses, no dia 24 de abril, quando a equipe perdeu para o Universitario por 2 a 0, pelo Campeonato Peruano. O técnico brasileiro Tiago Nunes, com passagens por Corinthians e Athletico-PR, é quem comanda a equipe. Nunes é o responsável pelo retorno do Sporting Cristal às oitavas de final após hiato de 20 anos.
Fluminense e Sporting Cristal buscam um título inédito na Libertadores. Ambos já foram vice-campeões: o time peruano em 1997 e o brasileiro em 2008.
* Colaboração de Pedro Dabés (estagiário) sob supervisão de Paulo Garritano.