Henrique Avancini, o maior nome brasileiro do mountain bike, anunciou nesta terça-feira (22) que decidiu se aposentar das competições profissionais no final de 2023.
Desta forma, Avancini, que garantiu a melhor colocação na história do Brasil no mountain bike em uma edição dos Jogos Olímpicos (a 13ª colocação na prova do mountain bike cross-country em Tóquio), não estará na próxima edição do megaevento esportivo, que será disputado em 2024, em Paris.
OBRIGADO, AVANCINI 🚵🇧🇷
Um dos maiores ciclistas da história, Henrique Avancini anuncia sua aposentadoria aos 34 anos.
🥇🥇Mundiais
🥇🥇🥇🥇🥇 Copas do Mundo
🥇🥇Pan-americanos
🥇 Sul-Americano
Uma verdadeira lenda do Ciclismo MTB! 👏 pic.twitter.com/TKqFukA1bl— Time Brasil (@timebrasil) August 22, 2023
"Três semanas antes do Mundial tive certeza de que voltaria de lá campeão e comecei a refletir sobre o que viria depois. Então tomei a decisão, sem falar para ninguém, que, se ganhasse, seria o suficiente. Porque se buscasse algo além disso, seria pelo meu ego. Então, se fosse campeão, seria o fim. Ainda é o que mais amo fazer na minha vida. É uma decisão difícil, não fico nem feliz nem triste, mas tenho um senso de realização muito grande. Era o que precisava para ter paz na mente. Foi uma baita jornada", declarou o ciclista em entrevista coletiva.
Apesar do anúncio feito nesta terça-feira, Henrique Avancini ainda disputará algumas competições até o final do ano como forma de se despedir do esporte de alto rendimento.