No retorno do Brasil ao circuito mundial de triatlo, o desfecho foi histórico.
Hidalgo teve dificuldades no início da prova, na parte da natação, que tem um percurso de 1.5 quilômetro. No entanto, conseguiu se recuperar e tomou a dianteira com bons desempenhos no ciclismo (40 km) e nos dez quilômetros de corrida, que finalizam a prova. O brasileiro fechou com o tempo de 1 hora, 48 minutos e 1 segundo. Atrás dele, completando o pódio, ficaram o espanhol Antonio Serrat (prata) e o canadense Charles Paquet.A primeira de muitas, Miguel! 😍🥇
Nos vemos agora nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023! 🇧🇷"
": Wagner Araújo/World Triathlon pic.twitter.com/sxby8Ls40N— Time Brasil (@timebrasil) October 15, 2023
Após a competição, Miguel Hidalgo disse que teve problemas estomacais na reta final da prova, mas perseverou para trazer a vitória diante da torcida brasileira que acompanhou a competição debaixo de sol escaldante.
"É uma sensação incrível, a torcida realmente me empurrou naquela última volta, porque eu estava com uns problemas estomacais na segunda parte da corrida. Não me senti tendo controle em nenhum momento, na última volta eu nem achava que ia para o pódio. Não consigo acreditar que consegui ainda. Agora só quero desfrutar do pódio", disse o atleta em declaração à federação internacional.