Política Eleições 2024

Confira as principais datas das Eleições Municipais de 2024

Artigo escrito por Dr. Cristhian Claro, OAB/SP 325.248

Por Portal NC

18/03/2024 às 10:39:49 - Atualizado há
Ano de eleições municipais e a atual preocupação neste momento dos pretensos candidatos, seja a prefeito (a) ou vereador (a) deve ser a filiação partidária, já que devem estar filiados na legenda que desejam concorrer ao pleito até 6 de abril.

O prazo é improrrogável, e quem deixar passar, não poderá disputar as eleições, já que filiação partidária é requisito obrigatório.

Por outro, os já filiados, podem aproveitar o período denominado janela eleitoral, que iniciou em 07/03 e vai até até 05/04, podendo inclusive os detentores de mandato fazer a troca de partido sem penalização.

Outro prazo importante, é para o eleitor, que tem até 08/04 para fazer sua primeira inscrição e para aqueles que ainda não possuem biometria cadastrada fazer transferência de domicílio eleitoral ou qualquer outra regularização, quem já tem biometria cadastrada, o prazo se estica até 08/05.

Voltando aos pretensos candidatos, os maiores questionamentos são relacionados a pré campanha, quando pode começar?

A resposta é simples, não há prazo definido em lei, podendo o pretenso candidato iniciar sua pré campanha a qualquer momento, devendo atentar-se às condutas vedadas, sendo a principal o pedido explicado de voto.

Entre 20/07 e 05/08 ocorrerão as convenções partidárias, onde as agremiações escolherão se lançam candidatos a prefeito (a) e os nomes, bem como os candidatos (as) a vereadores (as).

Após a convenção, o prazo de registro das candidaturas vai até 15 de agosto, e o dia 16/08 marca o início da propaganda eleitoral.

Esse ano as eleições ocorrerão em 06/10.

Artigo escrito por Dr. Cristhian Claro, OAB/SP 325.248
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC